1. O cenário

Este cenário é jogado seguindo as regras das expansões "Cidades e Cavaleiros" e "Marinheiros" (sem o pirata). O vencedor será o primeiro jogador a chegar aos 21 pontos (num jogo para 3 jogadores) ou aos 18 pontos (num jogo para 4 jogadores) no seu turno. Aplica-se a regra reformulada para os ladrões (o ladrão apenas pode ser movido quando os bárbaros atacarem pela primeira vez ou depois).

2. Regras adicionais

Fase de preparação

Cada jogador começa com 2 aldeias e 1 cidade. Na ilha natal, todos os jogadores constroem em primeiro lugar uma aldeia, depois uma cidade e de seguida uma segunda aldeia. Pelo menos uma destas tem de ser construída na costa. Se um jogador construir uma aldeia ou cidade na costa, tem de ter lá um barco. O lago a Este não conta como costa. Cada jogador recebe os recursos dos hexágonos de terreno junto da última aldeia que construiu (assim como o cereal de hexágonos com campos áridos).

Novas tarefas para os cavaleiros

Os cavaleiros apenas podem ser construídos na ilha natal. São usados de várias maneiras neste cenário.

1. Utilizados para construir canais

É escavado um canal assim que pelo menos dois cavaleiros ativados estejam nas encruzilhadas de um hexágono de terreno marcado. Se os cavaleiros ativados pertencerem a um jogador, ele recebe dois pontos. Se os cavaleiros ativados forem de jogadores diferentes, cada um deles recebe um ponto. Esta ação não desativa os cavaleiros.

Atenção: O canal é construído de imediato ao ativar o segundo cavaleiro. Por isso, um terceiro jogador não pode ativar um cavaleiro à volta do hexágono antes de construir o canal. A força de um cavaleiro não importa para a construção do canal.

2. Utilizados como prospetores de ouro

Se o jogador tiver uma rota marítima numa encruzilhada de um campo de ouro nas ilhas pequenas, pode mover o cavaleiro para essa encruzilhada. Desde que o cavaleiro esteja nessa encruzilhada, o jogador recebe 1 recurso à sua escolha cada vez que sair um "8". Para que o jogador receba o recurso, o cavaleiro não precisa de ser ativado. Se o jogador tiver 2 cavaleiros num campo de ouro, recebe na mesma apenas 1 recurso à sua escolha quando sair um "8".

3. Utilizados como comerciantes

Se o jogador tiver movido um cavaleiro para uma encruzilhada de um porto nas ilhas pequenas, ele poderá usar a vantagem do porto especial correspondente. Para que o jogador utilize esta vantagem, o cavaleiro não precisa de ser ativado.

Importante: Os cavaleiros nas ilhas pequenas não contam como defesa contra os bárbaros.

Conclusão do canal

Existe um total de 9 secções no canal. Se apenas faltar uma secção no fim de um turno, é construída automaticamente. Não se ganham pontos por isso. Agora os campos voltaram a produzir cereais. Os cavaleiros nas ilhas pequenas perdem as suas funções de prospetores de ouro mas retêm a função de comerciante.

Outras regras

4. Fim

O vencedor é o primeiro jogador a ganhar 21 pontos num jogo a três ou 18 pontos num jogo a quatro.

5. Nota

O cenário "Der große Kanal" (O Grande Canal) foi lançado pela primeira vez no Catan News 2003.